Durante todo o semestre, observou-se uma característica interessante nas turmas neste ano: a participação dos educandos. Essa participação foi decisiva no início do semestre, quando a SMED fechou metade das turmas antes do processo de matrícula dos novos alunos. Como consequência (ou como causa?) foram retirados da EJA do Pasqualini oito professores, qu
 e foram remanejados para outros turnos ou escolas. Neste momento, os alunos foram parceiros dos professores para reverter o quadro, aumentando a pressão sobre a secretaria de educação do município para que fossem autorizadas as matrículas dos candidatos que aguardavam vaga para (re)começar a estudar. Enquanto a SMED não autorizava o retorno dos professores para o funcionamento normal da escola, os alunos assistiram aulas em salas superlotadas com duas turmas funcionando ao mesmo tempo com um só professor. Esse envolvimento e apoio dos educandos nesse processo criou um sentimento de parceria e colaboração que certamente influiu no desenvolvimento do semestre. Alguns educandos se destacaram como lideranças e foram reconhecidos por seus colegas e pelos professores.
e foram remanejados para outros turnos ou escolas. Neste momento, os alunos foram parceiros dos professores para reverter o quadro, aumentando a pressão sobre a secretaria de educação do município para que fossem autorizadas as matrículas dos candidatos que aguardavam vaga para (re)começar a estudar. Enquanto a SMED não autorizava o retorno dos professores para o funcionamento normal da escola, os alunos assistiram aulas em salas superlotadas com duas turmas funcionando ao mesmo tempo com um só professor. Esse envolvimento e apoio dos educandos nesse processo criou um sentimento de parceria e colaboração que certamente influiu no desenvolvimento do semestre. Alguns educandos se destacaram como lideranças e foram reconhecidos por seus colegas e pelos professores.A participação foi sentida também em outros três momentos muito importantes: a eleição do Conselho Escolar, a festa junina e o conselho de classe. Três momentos diferentes ao longo do semestre, mas com a mesma característica: a resposta imediata e eficiente do segmento alunos.
Eleição do Conselho Escolar
Na eleição dos representantes para o Conselho Escolar, cada turma discutiu o seu envolvimento no processo, desde a forma de eleição dos representantes, se individual ou por chapa (o segmento dos alunos foi o único que optou por eleição por chapas e proporcionalidade). Definido o processo, os educandos passaram a organizar uma chapa com o máximo de abrangência, envolvendo desde as Ts iniciais até as T6, que optaram por não indicar candidatos, mas se comprometem com o apoio à chapa. Nas reuniões de candidatos indicados pelas turmas foi debatido programa, campanha e ordenação dos candidatos. Esse processo levou a chapa da EJA a ser a mais votada da escola, elegendo dois dos três titulares.

Festa Junina
A festa junina da EJA foi completamente diferente das demais na escola. Ela foi organizada em parceria entre educandos e educadores. Além do lanche fornecido pela escola, os alunos trouxeram vários pratos de comida (doces e salgados) e refigerantes para compartilhar. Houve apresentação de dança, brincadeiras como corrida do ovo, corrida do saco e dança das cadeiras, organizadas pela disciplina de educação física, que tiveram grande participação. Os alunos criaram a cadeia, que agitou a festa. No final, apresentação de danças cirulares sagradas das turmas T61 e T62, e encerramento com baile. O mais legal de tud
 o, o pátio da escola ficou limpo. Não havia lixo no chão. Nesta noite foi organizado no refeitório uma mostra de trabalhos dos educandos, que teve na montagem e desmontagem também a participação voluntária deles.
o, o pátio da escola ficou limpo. Não havia lixo no chão. Nesta noite foi organizado no refeitório uma mostra de trabalhos dos educandos, que teve na montagem e desmontagem também a participação voluntária deles.O Conselho de Classe
Esse também foi um momento diferenciado, neste semestre onde a participação, envolvimento e seriedade com que os educando
 s encararam o desfio de se auto-avaliarem e avaliarem a escola como um todo, foi um marco na (re)construção de uma proposta pedagógica que valoriza a autonomia e a autoria.
s encararam o desfio de se auto-avaliarem e avaliarem a escola como um todo, foi um marco na (re)construção de uma proposta pedagógica que valoriza a autonomia e a autoria.O conselho foi realizado em quatro etapas, sendo a primeira em sala de aula totalmente
 o retorno imediato às turmas do que foi tratado na reunião de representantes e o momento final consistiu na reunião dos educadores de cada turma para concluir a avaliação individual dos alunos. Sem dúvida, um avanço em relação a nossa prática anterior e, como processo sempre em construção, já está sendo avaliado para ser aprimorado nos próximos semestres.
o retorno imediato às turmas do que foi tratado na reunião de representantes e o momento final consistiu na reunião dos educadores de cada turma para concluir a avaliação individual dos alunos. Sem dúvida, um avanço em relação a nossa prática anterior e, como processo sempre em construção, já está sendo avaliado para ser aprimorado nos próximos semestres.
 
 
 
 
 

Um comentário:
OI,sor é a Rosália da c31 que esta falando com vc...
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