sábado, 12 de abril de 2008

Filme "Freedom Writers" (Escritores da Liberdade) inspira projetos pedagógicos da EJA

A história de uma turma de alunos e uma nova professora de inglês numa escola de periferia nos Estados Unidos na década de 60 foi exibida no saguão da Escola, no início de março, para todos os alunos e professores da EJA . O debate, realizado em todas as turmas na noite seguinte, levantou as situações que os alunos julgaram mais interessantes e com as quais se identificavam.
O filme mostra uma história de superação de conflitos causados por preconceitos, racismo e discriminação. A postura da professora, criando situações de diálogo que identificaram as semelhanças entre eles e incentivando a leitura do livro "O Diário de Anne Frank", levou cada um deles a compreender que o outro, antes visto como diferente (e por isso discriminado), também sofria as mesmas opressões pelas quais cada um deles passava. A professora incentivou-os a escreverem suas histórias em um diário que depois se tornaria um livro.
Como decorrência dessa atividade surgiram novas propostas que serão implementadas durante o ano, como o incentivo a escrita e outras formas de expressão em todas as áreas. O filme "O Diário de Anne Frank" será também exibido, pois relata a história de uma adolescente judia que consegue sobreviver ao holocauto durante a 2ª Guera Mundial.

Nenhum comentário:

O que são WEBQUESTS?

O que são WEB QUESTS? Confira abaixo uma apresentação de slides que mostra o que são e como podem ser utilizadas em projetos pedagógicos na internet.
Webquest
From: marciacs, 4 months ago

Webquest
View SlideShare presentation (tags: webquest)


Fazer uma webquest, passo a passo.

SlideShare Link