quinta-feira, 23 de julho de 2009

Formatura de mais de 60 educandos no final do 1º semestre coroa trabalho da EJA

Apesar do início conturbado do ano letivo na EJA, o primeiro semestre terminou com saldo positivo. Mais de sessenta educandos de T6 conseguiram concluir o ensino fundamental.
Durante todo o semestre, observou-se uma característica interessante nas turmas neste ano: a participação dos educandos. Essa participação foi decisiva no início do semestre, quando a SMED fechou metade das turmas antes do processo de matrícula dos novos alunos. Como consequência (ou como causa?) foram retirados da EJA do Pasqualini oito professores, que foram remanejados para outros turnos ou escolas. Neste momento, os alunos foram parceiros dos professores para reverter o quadro, aumentando a pressão sobre a secretaria de educação do município para que fossem autorizadas as matrículas dos candidatos que aguardavam vaga para (re)começar a estudar. Enquanto a SMED não autorizava o retorno dos professores para o funcionamento normal da escola, os alunos assistiram aulas em salas superlotadas com duas turmas funcionando ao mesmo tempo com um só professor. Esse envolvimento e apoio dos educandos nesse processo criou um sentimento de parceria e colaboração que certamente influiu no desenvolvimento do semestre. Alguns educandos se destacaram como lideranças e foram reconhecidos por seus colegas e pelos professores.
A participação foi sentida também em outros três momentos muito importantes: a eleição do Conselho Escolar, a festa junina e o conselho de classe. Três momentos diferentes ao longo do semestre, mas com a mesma característica: a resposta imediata e eficiente do segmento alunos.

Eleição do Conselho Escolar
Na eleição dos representantes para o Conselho Escolar, cada turma discutiu o seu envolvimento no processo, desde a forma de eleição dos representantes, se individual ou por chapa (o segmento dos alunos foi o único que optou por eleição por chapas e proporcionalidade). Definido o processo, os educandos passaram a organizar uma chapa com o máximo de abrangência, envolvendo desde as Ts iniciais até as T6, que optaram por não indicar candidatos, mas se comprometem com o apoio à chapa. Nas reuniões de candidatos indicados pelas turmas foi debatido programa, campanha e ordenação dos candidatos. Esse processo levou a chapa da EJA a ser a mais votada da escola, elegendo dois dos três titulares.

Festa Junina
A festa junina da EJA foi completamente diferente das demais na escola. Ela foi organizada em parceria entre educandos e educadores. Além do lanche fornecido pela escola, os alunos trouxeram vários pratos de comida (doces e salgados) e refigerantes para compartilhar. Houve apresentação de dança, brincadeiras como corrida do ovo, corrida do saco e dança das cadeiras, organizadas pela disciplina de educação física, que tiveram grande participação. Os alunos criaram a cadeia, que agitou a festa. No final, apresentação de danças cirulares sagradas das turmas T61 e T62, e encerramento com baile. O mais legal de tudo, o pátio da escola ficou limpo. Não havia lixo no chão. Nesta noite foi organizado no refeitório uma mostra de trabalhos dos educandos, que teve na montagem e desmontagem também a participação voluntária deles.

O Conselho de Classe
Esse também foi um momento diferenciado, neste semestre onde a participação, envolvimento e seriedade com que os educandos encararam o desfio de se auto-avaliarem e avaliarem a escola como um todo, foi um marco na (re)construção de uma proposta pedagógica que valoriza a autonomia e a autoria.

O conselho foi realizado em quatro etapas, sendo a primeira em sala de aula totalmente coordenada e realizada pelos educandos. Nesse momento eles indicaram dois representantes de cada turma para a reunião conjunta de alunos e professores, numa quarta-feira. Nessa reunião todos os representantes comparecerem relatando as discussões realizadas nas turmas. O terceiro momento consistiu no retorno imediato às turmas do que foi tratado na reunião de representantes e o momento final consistiu na reunião dos educadores de cada turma para concluir a avaliação individual dos alunos. Sem dúvida, um avanço em relação a nossa prática anterior e, como processo sempre em construção, já está sendo avaliado para ser aprimorado nos próximos semestres.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Festa Junina: dissociação entre conhecimento e prática

Quem chegasse no final da festa junina da escola neste semestre não acreditaria que nela possa existir algum projeto de educação ambiental. O pátio do sagão estava tomado por copos plásticos, cascas de pinhão, pinhões inteiros e muito lixo.
A partir dessa constatação, foi retomado o assunto em sala de aula por diversos professores, desde A10 até C30. Muitos alunos relataram suas impressões e sua participação no que aconteceu. Em algumas turmas os alunos produziram textos analisando a festa e as causas daquele comportamento. Em C10 trabalhei com uma turma e propus que escrevessem bilhetes para serem lidos em outras turmas, colocando sua avaliação e sugestões para os colegas. Em C30 utilizamos os blogs para mandar os mesmos recados. A leitura dessas produções mostra que nem tudo está perdido. Ao menos na teoria, tanto os alunos de C10, quanto os de C30 reconhecem que não deveriam ter colocado lixo no chão nem atirar pinhões uns nos outros.
Cabe à direção e aos professores analisarem suas responsabilidades, verificando a ausência de uma organização que propusesse atividades e diversão para as crianças e adolescentes que estavam participando de uma festa junina onde não havia brincadeiras e uma estrutura que organizasse a participaçõa dos alunos em atividades relacionadas ao evento.
Vale a pena ler as produções dos alunos nos seus blogs.

O que são WEBQUESTS?

O que são WEB QUESTS? Confira abaixo uma apresentação de slides que mostra o que são e como podem ser utilizadas em projetos pedagógicos na internet.
Webquest
From: marciacs, 4 months ago

Webquest
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Fazer uma webquest, passo a passo.

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