quarta-feira, 14 de maio de 2008

Projeto de Eduação Ambiental é debatido e professores apresentam propostas de ação

O projeto de Educação Ambiental vem sendo debatido pelos professores dos três turnos de trabalho da Escola, tanto nas reuniões pedagógicas de Ano-Ciclo, como nas reuniões de Totalidades da EJA.
Os objetivos do projeto e as atividades propostas estão em processo de construção, mas algumas sugestões já foram apontadas e aprovadas tanto por professores da EJA, como pelo grupo de C20 e C30. Nos próximos dias novas contribuições serão divulgadas.

APRESENTAÇÃO:
Nosso planeta passa por transformações climáticas e ambientais causadas pela maneira como a nossa espécie interage com ele. Essas mudanças climáticas provocam alterações na qualidade de vida de inúmeras comunidades (1).
A população humana está crescendo em um ritmo explosivo, criando demandas de matéria e energia sobre o planeta, que, ao mesmo tempo em que precisa suprir esses recursos, é obrigado a resolver os problemas causados pela poluição gerada por nossos processos industriais e domésticos.
Vivemos em um mundo globalizado pelo elevado poder das novas tecnologias, principalmente as de comunicação. As novas tecnologias trouxeram avanços tremendos em várias áreas, facilitando nossa vida e permitindo o crescimento populacional que experimentamos. No entanto, essas novas tecnologias, combinadas com nossa população tão numerosa, nos tornaram, coletivamente, uma força da natureza (2), capaz inclusive de causar danos irreparáveis ao planeta e ameaçar, paradoxalmente, nossa própria continuidade como espécie e a continuidade da existência de vida sobre o planeta.
A atmosfera da Terra é uma camada tão delgada e frágil, que a atividade humana pode alterar significativamente sua composição. Os estudos científicos têm demonstrado que nos últimos anos a concentração de CO2 (Gás Carbônico) –o mais importante dos gases causadores do efeito estufa - tem aumentado significativamente, atingindo níveis nunca antes alcançados. Esse gás é liberado em todos os processos de combustão que alimentam a atividade industrial moderna e também nas queimadas de florestas para liberação de áreas para plantio de alimentos.
Além das causas e conseqüências do aquecimento global devemos nos preocupar com outras formas de agressão ao meio ambiente, como o uso inadequado do solo, a poluição dos recursos hídricos, a poluição do ar, o destino do lixo e com a busca de alternativas de preservação do ambiente e de vida mais saudável.


JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem um nítido caráter pedagógico. Busca levar os alunos e toda comunidade escolar a vivênciar experiências de reflexão sobre as questões ecológicas e os desafios para a construção de um mundo sustentável.

OBJETIVOS GERAIS:
1- Desenvolver uma consciência histórica, ética, científica e totalizante do atual estágio de degradação do ambiente no planeta;
2- Incentivar estudos interdisciplinares e a construção de conhecimentos integrados e abrangentes sobre a vida no planeta;
3- Experienciar a teoria de Gaia, segundo a qual tudo está interligado, como concepção de mundo e metodologia pedagógica;
4- Provocar tomadas de consciência e mudanças de atitudes individuais e coletivas visando à criação de hábitos que não agridam o ambiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Aplicar, nas diferentes áreas do conhecimento, conceitos e procedimentos voltados para a educação ambiental;
2. Proporcionar o desenvolvimento da criatividade dos alunos, através da realização de trabalhos e projetos de pesquisa integrados;
3. Elaborar propostas práticas relativas à preservação ambiental – escola e comunidade;
4. Sensibilizar os estudantes para questões ambientais locais e mundiais, buscando um maior comprometimento com o destino da cidade e, conseqüentemente, do planeta;
5. Compreender o fenômeno do aquecimento global como decorrente da ação humana e conseqüência de atitudes tomadas no passado próximo e no presente;
6. Compreender que o homem, pelo atual estágio de desenvolvimento tecnológico, tem condições de mudar o clima do planeta e isso trás como conseqüência mudanças na qualidade de vida das populações;
7. Compreender que a reversão da tendência de aquecimento global depende de atitudes globais, coletivas e internacionais, mas também cotidianas e individuais;
8. Compreender a existência de poderosos interesses econômicos, políticos e estratégicos que influenciam as tomadas decisões internacionais, nacionais e corporativas nas questões referentes ao enfrentamento das causas do aquecimento global;
9. Compreender a importância do diálogo para formação de indivíduos conscientes e participativos, capazes de contribuir para um mundo melhor.
10. Trabalhar harmonicamente o corpo e a mente, buscando uma melhor qualidade de vida dos indivíduos, compreendendo que esta qualidade só pode ser buscada em meio ambiente sadio, de convivência pacífica e integrado à natureza, buscando cada vez mais o processo de conscientização da preservação do planeta em que vivemos;
11. Identificar o período histórico e o contexto em que surgiram os movimentos ambientalistas mo mundo;
12. Acompanhar a forma como esses movimentos evoluíram, os avanços conquistados em suas lutas ambientais, os impasses ainda não superados e os novos desafios que se colocaram.

ATIVIDADES PROPOSTAS:
1. Assistir e debater filmes sobre o tema aquecimento global, tais como “Uma verdade Inconveniente” de All Goore e “Mudança de Clima, Mudança de Vidas” do Greenpeace;
2. Criar um blog de cada aluno na internet, onde possam ser registrados os seus pensamentos, as pesquisas e atividades do projeto Meio Ambiente e outras relacionadas aos assuntos tratados em sala de aula;
3. Realizar exposição de cartazes elaborados pelos alunos sobre o tema aquecimento global no saguão da Escola;
4. Realizar visita orientada ao Lago Guaíba, navegando no barco Martim Pescador, buscando maior conhecimento e valorização deste corpo d’água para a nossa cidade;
5. Realizar visita orientada ao Jardim Botânico no segundo semestre, levando os alunos a conhecer e se apropriarem deste importante espaço público de lazer, preservação e pesquisa da cidade.
6. Apreciar, refletir e representar a paisagem natural de Porto Alegre, reconhecendo e transformando as intervenções culturais;
7. Incentivar a coleta seletiva do lixo escolar, identificando a importância deste processo e sua contribuição para a preservação do ambiente, aumento da qualidade de vida da população e fonte de renda de famílias da comunidade.

BIBLIOGRAFIA:
1- Greenpeace – Mudanças de Clima, Mudanças de Vidas (Documentário em DVD).

2 - Gore, Albert. Uma Verdade Inconveniente – O que devemos saber (e fazer) sobre o aquecimento global/Al Gore : [tradução Isa Mara Lando]. Baruri, SP: Manole, 2006.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Projeto Escritores da Liberdade abrange todas as Totalidades de Conhecimento da EJA

O projeto pedagógico da EJA/Pasqualini neste primeiro semestre de 2008 está baseado no planejamento coletivo feito pelos professores da Escola a partir do filme Escritores da Liberdade (Freedom Writers). Depois de assistir ao filme com os alunos, todos os professores procuram organizar os trabalhos em suas disciplinas seguindo o mesmo fio condutor e os valores extrídos do filme.
Alguns objetivos do trabalho começam a se delinear, embora a discussão ainda esteja aberta:
OBJETIVO GERAL:
Comprometer-se com a humanização do homem, com a transformação da sociedade e a preservação do ambiente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Na disciplina de Arte-Educação:
Perceber-se e construir-se como ser natural e cultural, desenvolvendo consciência crítica na relação com o ambiente;
Construir e valorizar sua cultura (local e universal) e identidade, explorando a linguagem plástica para representá-las;
Compreender e expressar a liberdade como processo inclusivo (não-discriminatório, não-violento);
Na disciplina de Ciências:
Construir um blog de cada aluno na internet, onde possam ser registrados os seus pensamentos, as pesquisas e atividades do projeto Meio Ambiente e outras relacionadas aos assuntos tratados em sala de aula;
Na disciplina de Educação Física:
Incentivar a reflexão, o diálogo e a participação nas decisões e conteúdos das aulas;
Vivenciar os princípios democráticos de liberdade, participação, cooperação e deliberação coletivos.
seguem outros objetivos...

O que são WEBQUESTS?

O que são WEB QUESTS? Confira abaixo uma apresentação de slides que mostra o que são e como podem ser utilizadas em projetos pedagógicos na internet.
Webquest
From: marciacs, 4 months ago

Webquest
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Fazer uma webquest, passo a passo.

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